Oficina de Conserva de Manga (Picles) no Povoado do Moinho
Esta oficina foi realizada com intuito de fortalecer a cultura tradicional ainda presente no Moinho: beneficiamento de alimentos da própria região. Através dos conhecimentos da convidada Rose (Savitri) sobre a utilização da manga (verde) como condimento, ampliou-se a produção do Povoado, já famoso pelas suas geleias, vinhos (amora, jabuticaba), doces, e frutas desidratadas entre uma grande quantidade de outros produtos da sua agricultura familiar.
A utilização dos produtos regionais na alimentação é uma das estratégias utilizadas para se alcançar a segurança alimentar das comunidades rurais participantes do projeto "Agricultores protagonistas de Segurança Alimentar e Nutricional: produção e abastecimento de alimentos" financiado pelo CNPq e executado pelo Cento UnB Cerrado na região de Alto Paraíso de Goiás.
Para a preparação desta conserva, além de manga verde entram na receita outros produtos regionais, como limão, cúrcuma (açafrão), pimenta, gengibre e sementes de mostarda, e outros mais exóticos como sementes de feno grego, azeite de oliva (ou óleo) e sal marinho.
Esta iniciativa também faz parte do Projeto Cozinha-Escola: um espaço de reflexão e práticas em Segurança Alimentar e Nutricional, coordenado pela Nutricionista e Professora da UnB, Lívia Rodrigues, o qual prevê a formação de agentes multiplicadores de educação alimentar e nutricional e SAN, bem como a comercialização destes alimentos a preços populares, entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário