O Centro UnB Cerrado participou do IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entrono, que aconteceu de 7 a 9 de outrubro de 2014, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília, com 7 jovens de Alto Paraíso de Goiás (2 Moinho, 3 APSR, 2 cidade), filhos de agricultores e 2 agricultores do Assentamento Rio Bonito de Cavalcante.
Os jovens participaram assiduamente das Mesas Redondas e Palestras, voltadas principalmente para a Agricultura Familiar, focando em assuntos como a importância das sementes crioulas, a manutenção das políticas públicas, técnicas de recuperação de áreas degradadas entre outros, apesar de alguns temas serem demasiadamente “profundos”, os jovens consideram muito importante a participação neste evento.
Este projeto, financiado pelo CNPq, conta com a participação dos jovens filhos dos agricultores que desenvolvem atividades ligadas a produção agroecológica de alimentos, visando num primeiro momento a Segurança Alimentar e Nutricional de suas famílias e num segundo momento a comercialização . Os primeiros resultados deste projeto estão no trabalho “Juventude do campo e a transição agroecológica, apresentado durante a sessão de pôster.
Como avaliação final concluímos ter sido de grande valia a participação com os jovens deste importante seminário, pois possibilitou um aprofundamento nos temas e a reflexão sobre as atividades no âmbito da agroecologia voltadas para agricultura família na Chapada dos Veadeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário