Acesse o Site do NASPA!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

IV SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO DISTRITO FEDERAL E ENTORNO

O Centro UnB Cerrado participou do IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entrono, que aconteceu de 7 a 9 de outrubro de 2014, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães em Brasília, com 7 jovens de Alto Paraíso de Goiás (2 Moinho, 3 APSR, 2 cidade), filhos de agricultores e 2 agricultores do Assentamento Rio Bonito de Cavalcante. 


Os jovens participaram assiduamente das Mesas Redondas e Palestras, voltadas principalmente para a Agricultura Familiar, focando em assuntos como a importância das sementes crioulas, a manutenção das políticas públicas, técnicas de recuperação de áreas degradadas entre outros, apesar de alguns temas serem demasiadamente “profundos”, os jovens consideram muito importante a participação neste evento. 


A agricultora Hermana, participante do projeto de Extensão: Territorialidade, Meio Ambiente e Sustentabilidade cooordenado pela Profa. Dra. Regina Coelly pelo Centro UnB Cerrado, acabou conquistando o 1o. Lugar no concurso de  Biodiversidade de  Sementes realizado durante a 1ª. Feira de Sementes que aconteceu nesta 4a. edição do seminário.



Durante a Mesa Redonda “Sementes agroecológicas: conservação local e acesso aos bancos de germoplasma da EMBRAPA”, que contou também com a participação da Cooperativa Cooper Frutos do Paraíso de Alto Paraíso,  foi destacada pela Profa. Dra. Mônica Celeida Rabelo Nogueira, vice-diretora do Centro UnB Cerrado, a contribuição deste centro para Agroecologia na região da Chapada dos Veadeiros, principalmente, como complementado pelo Prof. César Barbosa (Sat), através do projeto Agricultores protagonistas de Segurança Alimentar e Nutricional: produção e abastecimento de alimentos, desenvolvido nas áreas rurais do município de Alto Paraíso.

Este projeto, financiado pelo CNPq, conta com a participação dos jovens filhos dos agricultores que desenvolvem atividades ligadas a produção agroecológica de alimentos, visando num primeiro momento a Segurança Alimentar e Nutricional de suas famílias e num segundo momento a comercialização . Os primeiros resultados deste projeto estão no trabalho “Juventude do campo e a transição agroecológica, apresentado durante a sessão de pôster. 

Como avaliação final concluímos ter sido de grande valia a participação com os jovens deste importante seminário, pois possibilitou um aprofundamento nos temas e a reflexão sobre as atividades no âmbito da agroecologia voltadas para agricultura família na Chapada dos Veadeiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário