Acesse o Site do NASPA!

terça-feira, 23 de agosto de 2016

DANIELA DOS SANTOS RAMOS - COLINAS DO SUL

Me chamo Daniela dos Santos Ramos tenho 16 anos de idade, moro no P.A angico a aproximadamente 15 anos, e iniciei um curso de agroecologia e sustentabilidade no cerrado na UNb.
Tínhamos como tarefa desenvolver um projeto de agricultura familiar utilizando praticas agroecológicas. Meu projeto foi experimentar o ME (micro-organismos eficientes) e o Biofertilizante na plantação para vermos o resultado e definirmos como viável ou inviável na produção dos nossos alimentos.

Iniciamos o plantio em janeiro deste ano, e as sementes escolhidas foram as de; Milho roxo, Amendoim, Quiabo, Melancia, e alguns canteiros contendo hortaliças. As sementes utilizadas foram todas crioulas.

A terra foi adubada com o biofertilzante, e as sementes foram colocadas nos berços. Assim que começaram a crescer aplicamos o ME. Com o tempo fomos notando uma melhora nas plantas e uma diferença notável na qualidade da produção.

Com o tempo também implantamos os canteiros agroecológicos, e estamos esperando resultados melhores do que os dos canteiros tradicionais.


Quanto a produção do milho,melancia,etc, já começamos a colher. Não tivemos uma grande safra, pela questão da falta d’agua, mas o que colhemos estava com uma ótima qualidade apresentando melhora na cor e textura. Pretendemos dar continuidade ao projeto e seguiremos implantando as pratica aprendidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário